Psicóloga Eliana Di Sarno

Orientação Profissional

A escolha de uma profissão não é uma opção e sim uma necessidade que geralmente coincide com a fase do desenvolvimento em que o adolescente se encontra perante a redescoberta de si mesmo, perante o seu nascimento existencial e está definindo sua identidade, buscando conhecer-se melhor, conhecer seus gostos, interesses e motivações. A esta fase já naturalmente conturbada, acrescentam-se as dificuldades originadas pelo crescente universo de cursos e especializações que têm surgido nas últimas décadas e, além da globalização, que abriu centenas de novas possibilidades de emprego e de formas de exercê-lo, encontramos ainda um mundo do trabalho em constante mudança.

Orientação Profissional visa, justamente, contribuir para a ampliação do conhecimento do mundo e de si mesmo, propiciando escolhas mais saudáveis, autênticas, fundamentadas, e desenvolver competências que possibilitem um transitar mais seguro pelo mundo da educação e do trabalho.

A profissão, no entanto, é apenas uma parte da escolha que o jovem deve fazer. Nesse momento, ele está escolhendo quem pretende ser como profissional e como vai participar da sociedade pelo trabalho.

 

Fazer algo de que se goste é fundamental para o sucesso profissional, em qualquer área e em qualquer profissão. É fundamental que o indivíduo sinta-se bem em relação ao que se faz para conquistar um bom espaço no mercado de trabalho.

Todos os direitos reservados à Elaine de Sarno. Powered by Link e Cérebro